H.P. Lovecraft - Escritor de terror

     
      Olá everybody, hoje vou falar um pouco sobe um escritor que revolucionou o gênero de terror com seus contos. Realmente vale apena ler cada um deles de tão bem escritos e detalhados, é de tirar seu sono.






Howard Phillips Lovecraft, nasceu em 20 de agosto de 1890 e falecendo em 15 de março de 1937.  Aos 8 anos perdeu seu pai, acabou sendo  criado por seu avô e mãe. Teve uma vida muito difícil e triste, porém a sua vontade pelo conhecimento não o deixou desistir da vida.

Lovecraft  foi um escritor que revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhes elementos fantásticos que são típicos dos gêneros de fantasia  e ficção cientifica. Nunca teve um livro publicado, seus contos apareciam somente em revistas. Ele tinha um princípio literário que chamava de Cosmicismo ou Terror Cósmico que se resume à ideia de que a vida é incompreensível ao ser humano, e de que o universo é infinitamente hostil aos interesses humanos, e pode se notar que suas obras expressam uma grande indiferença às crenças e atividades humanas. Seu trabalho expressa uma atitude cínica e pessimista, muitas vezes desafiando os valores do iluminismo, romantismo, cristianismo e do Humanismo. Os protagonistas de suas obras eram o oposto dos tradicionais gnose e misticismo. Lovecraft originou o ciclo de histórias que posteriormente passaram a ser categorizadas no denominado Cthulhu Mythos e também desenvolveu o fictício grimório Necronomicon, supostamente vinculado ao astrônomo e ocultista britânico do século XVI, Jhon Dee. Ao decorrer de suas criações, Lovecraft produziu um panteão de entidades extremamente anti-humanas com as quais, nas suas histórias, geralmente os seres humanos podem se comunicar através do Necronomicon.  

Muitos trabalhos de Lovecraft foram inspirados pelos seus constantes pesadelos.
A suas maiores influências foram Edgar Allan Poe, muitas vezes citado em seus contos, e Lord Dunsany, cujas as narrativas inspiram as suas histórias em terra dos sonhos. Lovecraft é talvez um dos poucos autores cuja obra literária não tem meio-termo: volta-se única e exclusivamente para o terror, tendo como finalidade perturbar o leitor, depois de atraí-lo para a atmosfera , o ambiente e o clima daquilo que lê. Ele parte muitas vezes de uma situação aparentemente banal, porém consegue te prender em seus detalhes, e escrita em primeira pessoa instigando a imaginação do leitor e levando-o  ter uma adrenalina de terror.

Após a morte de Lovecraft, a expressão 
Cthulhu Mythos foi criada, pelo escritor August Derleth, que fez referência ao panteão de monstros e seres fantásticos  que habitam os contos de ficção cientifica e horror de Lovecraft.  
H.P. Lovecraft também criou um dos mais famosos e explorados artefatos das histórias de terror, o Necronomicon, que é um livro fictício que teria sido escrito pelo, também fictício, Abdul Alhzred, nesse grimório conteria formulas magicas ligadas as magia negra e aos Antigods, seres descritos  especialmente em dois contos, Nas montanhas da loucura e A sombra perdida no tempo, sendo até hoje popular o mito da existência real deste livro.


As obras de maior sucesso de Lovecraft são Nas montanhas da loucura, Dagon, O Chamado de Cthulhu, A cor que veio do espaço, A sombra fora do tempo.
Seus contos tem sido usado para servir de inspiração para muitos escritores, roteiristas de terror, criadores de jogos, HQs e até mesmo em alguns animes.


Pra você que gosta de sentir essa adrenalina de medo e tem curiosidades pelo inesperado, está ai um ótimo escritor com contos inacreditáveis que serviram de base para grande parte do que conhecemos de terror em nossos tempos. Espero que gostem e se tiverem oportunidade leiam.


Melhor site sobre H.P. Lovecraft, lá você vai encontrar alguns contos em

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta ae :D

Procura-se uma garota que goste de Narutinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...